O Guia Definitivo: Controle financeiro para médicos

2 comentários

Share on Google+0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterShare on Facebook0

2Existe uma palestra famosa e inspiradora do TED que sugere: Experimente algo novo pelos próximos 30 dias. Nessa premissa, pode-se sugerir que utilize este período para fazer um melhor controle de seus gastos e também de seus rendimentos. Como resultado, você terá um Raio-X (ou Ressonância magnética *piadinha infame*) de suas organização financeira: saber se está recebendo corretamente e para onde está indo o seu dinheiro.

Existe um ditado que diz: Tempo é dinheiro. Então porque não dedicar e investir um pouco do seu tempo para se educar agora e poder ter mais dinheiro para investir e viver bem. Este tempo investido é literalmente dinheiro se formos pensar em como economias diárias podem de fato se tornar um bom capital no futuro. Com poucos dias de engajamento já vai ser possível notar e corrigir pequenas inconcistências e perceber valor no que está se fazendo.

O smartphone é o nosso principal objeto. Modelos atuais fornecem grande velocidade e conseguimos completar tarefas em menos de 1 segundo. Se o seu está deixando a desejar, infelizmente já é a hora de trocar por um modelo mais recente pois a cada nova versão, aumenta-se e muito a performance.

Controlar os gastos

Existem vários aplicativos simples de controle financeiro que apenas servem para você categorizar seus gastos e realizar lançamentos de acordo com cada despesa do dia-a-dia. Pode parecer uma tarefa chata, a princípio, de ter que ficar registrando, mas o resultado preciso lhe dá uma visão geral de como você organiza o seu dinheiro e onde pode estar o furo. Basta ir na Loja de Aplicativos e ver os principais na categoria Finance, vai da preferência de cada um, mas todos atualmente são fáceis de mexer e entregam bem os números. Como em qualquer tarefa, o início que é mais difícil, será necessário fazer um Setup e escolher quais contas bancárias ou físicas têm e quais são suas categorias de gasto e rendimento, por onde o dinheiro chega e para onde ele vai. Podem ser feitos ajustes neste Setup ao longo dos 30 dias para ir adaptando melhor à realidade de cada pessoa.

Na prática, cada vez que passar seu cartão ou fazer um pagamento em dinheiro, é interessante que lance quanto e pelo que foi, escolhendo uma categoria de gasto. Isso fará que, no fim do mês, você saberá em valores totais e em porcentagem, quanto foi gasto para cada item: moradia, veículo, alimentação, entretenimento, eventos, cafés, investimentos, etc.

Controlar a receita

Devido ao grande número de planos de saúde, clínicas que trabalhamos e modos diferentes de recebimento, tornou-se um parto para o médico saber quanto vai receber e de onde virá este dinheiro. É um valor que todos deveriam estar cientes pois previsibilidade de receita e organização financeira são uma das chaves para viver confortável e bem.

Existem muitas formas rudimentares de fazer este controle:

  • Anotar em quadradinhos, quantos atendimentos fez e por qual convênio;
  • Planilhas de excel, onde você lança o que atendeu e no fim desconta quando recebe;
  • Todos os dias, descontar % de quanto serão os descontos para a Clínica ou Plano, se trabalhar por este regime;
  • Pedir para sua secretária ou esposa contabilizar e fazer uma previsão;

Quando, a forma mais eficiente, seria você a cada atendimento calcular valor bruto, líquido e a receber. Praticamente impossível, levando em consideração a vida corrida e responsabilidade de um médico.

O ttz é uma forma simples de controlar isso, antes de chamar o paciente, apenas informe de qual convênio ele é e tenha sempre em mãos um extrato detalhado de todos os seus atendimentos.


« Ver todas as postagens


  • más olha que excelente esse guia definitivo

    eu estava usando o Gerenciador Financeiro más esse guia é muito bom

    obrigado

  • adorei essa dica, gostaria também que o pessoal do ttz
    pudesse falar sobre a Criolipólise que é um assunto bem polemico no meio
    da medicina estética, também acontece muitas controvérsias…
    enfim aguardo um artigo sobre isso!
    abraço



?>


Feito por médicos, para médicos

Teste grátis por 15 dias

Não solicitamos informações de pagamento

Como funciona
ttz Funciona em smartphone, tablet e computador.